Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Proof , não consegui fazer a questão "4" , achei dificil !


Aluna : Julia Karolayne !
ResponderExcluir

Respostas

  1. Júlia,
    Lembre-se que todas as nossas células contêm dois alelos (um par), exceto as células reprodutivas (gametas) que contêm um alelo apenas. Portanto, a diferença é que as células reprodutivas possuem um alelo apenas, enquanto que as outras células do corpo possuem 2 alelos.


    Um bom trabalho e boa prova!
    Marcos
    Excluir

terça-feira, 24 de julho de 2012

TRABALHO DE CIÊNCIAS - 2º BIMESTRE (8º ANO)


1.      O que é genética?
2.      O que são genes?
3.      De que são formados os genes?
4.      Qual a diferença, quanto aos alelos, entre nossas células reprodutivas (óvulos e espermatozoides) e as outras células do nosso corpo?
5.      Diferencie genótipo de fenótipo.
6.      Certa planta produz frutos verdes ou pretos. Sabendo que a produção de frutos verdes é uma característica recessiva, dê o percentual da quantidade provável de frutos de cada cor nos exemplos abaixo.
a)      vv x vv =          b) PP x vv =                 c) Pv x vv =                  d) Pv x Pv =
7.      Caracterize os pares de alelos abaixo em heterozigoto, homozigoto dominante e homozigoto recessivo.
a)      AA =                b) aa =                        c) Aa
8.      Qual a importância dos alimentos para os seres vivos?
9.      Qual a proporção aproximada de água em nosso corpo?
10.  Explique como acontece a perda e a reposição de água em nosso corpo.
11.  Cite 5 sais minerais presentes nos alimentos.
12.  Qual a importância do ferro para nosso organismo?
13.  Dê 3 exemplos de alimentos ricos em proteínas.
14.  Qual a principal função dos carboidratos e lipídios?
15.  Quais são as 6 principais vitaminas presentes nos alimentos?
16.  Cite as principais funções da vitamina C.
17.  Quais são alguns alimentos ricos em vitamina A?
18.  Por que os alimentos precisam ser conservados?
19.  Cite 6 maneiras usadas para a conservação de alimentos.
20.  Explique porque o congelamento conserva os alimentos por mais tempo que o resfriamento.
21.  Como é feita a pasteurização de alimentos?
22.  Em quais alimentos o processo de defumação é mais usado?

domingo, 22 de julho de 2012

INTRODUÇÃO À GENÉTICA - 8º ANO

Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Introduçãoàgenética
A Genética é o estudo dos genes, e tenta explicar o que eles são e como eles trabalham. Genes são a maneira pela qual os organismos vivos herdam características de seus ancestrais. A genética tenta identificar quais características são herdadas, e explicar como estas características são transmitidas de geração para geração.
Genes são feitos de uma longa molécula chamada de DNA, o qual é copiado e herdado através das gerações. O DNA é feito de unidades simplesque se alinham e a ordem destas unidades carrega informação genética. Esta informação são as instruções para construir e operar um organismo vivo.
Em genética, uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns traços são parte da aparência física de um organismo; tais como a cor dos olhos de uma pessoa, altura ou peso. Outros tipos de traços não são facilmente vistos e incluem tipos sanguíneos ou resistência a doenças. Alguns traços são herdados através de nossos genes, então pessoas altas e magras tendem a ter filhos altos e magros. Outros traços vêm de interações entre nossos genes e o meio, então uma criança pode herdar a tendência para ser alta, mas se ela for insuficientemente nutrida, ela ainda será baixa. A maneira que nossos genes e o meio interagem para produzir um traço pode ser complicada. Por exemplo, as chances de alguém morrer de câncer ou de uma doença do coração afiguram-se a depender de ambos, seus genes e seu estilo de vida.
A informação dentro de um gene particular não é sempre exatamente a mesmo entre um organismo e outro, então diferentes cópias de um gene não dão sempre exatamente as mesmas instruções. Cada forma única de um gene só é chamada de alelo. Como um exemplo, um alelo para a cor do cabelo poderia instruir o corpo a produzir muito pigmento, produzindo cabelo preto, enquanto um alelo diferente poderia dar instruções ilegíveis que falham em produzir qualquer pigmento, formando cabelo branco. Mutações são mudanças aleatórias nos genes, e podem criar novos alelos. Mutações também podem produzir novos traços, tal como quando mutações a um alelo para cabelo preto produzem um novo alelo para cabelo branco. Esta aparição de novos traços é importante na evolução.
Herança genética
Genes são herdados como unidades, com dois progenitores partilhando duas cópias de seus genes para sua prole. Pode-se pensar neste processo como misturar duas mãos de cartas, embaralhando-as, e então reparti-las novamente. Humanos possuem duas cópias de cada um de seus genes (i.e., dois alelos) e quando as pessoas se reproduzem elas fazem cópias de seus genes e os põem em óvulos ou espermatozóides, mas apenas põem uma cópia de cada tipo de gene. Quando um óvulo se junta a um espermatozoide, forma uma criança com um conjunto completo de genes. Esta criança terá o mesmo número de genes que seus pais, mas qualquer gene uma de suas uma cópias virá de seu pai, e uma de sua mãe.[1]
Os efeitos desta mistura dependem dos tipos (os alelos) do gene em que se está interessado. Se o pai tiver dois alelos para olhos verdes, e a mãe tiver dois alelos para olhos castanhos, todos seus filhos receberão dois alelos que dão diferentes instruções, um para olhos verdes e um para castanhos. A cor dos olhos destas crianças depende de como estes alelos trabalham juntos. Se um alelo passa por cima das instruções do outro, é chamado de alelo dominante, e o alelo ignorado é chamado de alelo recessivo. No caso de uma filha com ambos alelos verde e castanho, o castanho é dominante e ela termina com olhos castanhos.[2]
Embora o alelo de cor verde ainda está lá nesta menina de olhos castanhos, ele não se mostra. Esta é a diferença entre o que se vê na superfície (os traços de um organismo, chamado de seu fenótipo) e os genes dentro do organismo (seu genótipo). Neste exemplo se pode chamar o alelo castanho de "C" e o alelo verde de "v". (É normal escrever alelos dominantes com letras maiúsculas e recessivos com letras minúsculas.). A filha de olhos castanhos tem o "fenótipo de olhos castanhos" mas seu genótipo é Cv, com uma cópia do alelo C e uma do alelo v.
Agora imagina que esta mulher cresce e tem filhos com um homem de olhos castanhos que também tem um genótipo Cv. Os óvulos dela serão uma mistura de dois tipos, uma variedade contendo o alelo C, e uma variedade o alelo v. Similarmente, seu parceiro produzirá uma mistura de dois tipos de espermatozoides contendo um ou o outro destes dois alelos. Agora, quando os alelos forem misturados em sua prole, estas crianças terão uma chance de receber genes ou castanhos ou verdes, desde que eles poderiam receber um genótipo de CC = olhos castanhos, Cv = olhos castanhos ou vv = olhos verdes. Nesta geração, há portanto uma chance de o alelo recessivo se mostrar no fenótipo das crianças - algumas delas podem ter olhos verdes feito seu avô.[2]
Muitos traços são herdados em uma maneira mais complicada do que o exemplo acima. Isto pode acontecer quando há vários genes envolvidos, cada um contribuindo em uma pequena parte para o resultado final. Pessoas altas tendem a ter filhos altos porque seus filhos recebem um pacote de muitos alelos que cada um contribui um pouco para quanto elas crescerão. Entretanto, não há grupos claros de "pessoas baixas" e "pessoas altas", feito há grupos de pessoas com olhos castanhos ou verdes. Isto acontece por causa do grande número de genes envolvido; isto faz o traço muito variável e pessoas são de muitas alturas diferentes.[3] Herança também pode ser complicada quando o traço depende da interação entre a genética e o meio. Isto é consideravelmente comum, por exemplo, se uma criança não come alimentos nutritivos bastantes, isto não mudará traços feito cor dos olhos, mas pode tolher seu crescimento.[4]
Doenças herdadas
Algumas doenças são hereditárias e seguem em famílias; outras, tais como doenças infecciosas, são causadas pelo ambiente. Outras vêm de uma combinação dos genes com o ambiente.[5] Anomalias genética são doenças que são causadas por um alelo só de um gene e são herdadas em família. Estas incluem a doença de Huntington, fibrose cística oudistrofia muscular de Duchenne. A fibrose cística, por exemplo, é causada por mutações em um gene só chamado de CFTR e é herdado como um traço recessivo.[6]
Outras doenças são influenciadas pela genética, mas os genes que uma pessoa recebe de seus pais apenas mudam sem risco de pegar uma doença. As mais destas doenças são herdadas de uma maneira complexa, com ou múltiplos genes envolvidos, ou vindo de ambos genes e o meio. Como um exemplo, o risco de câncer de mama é 50 vezes mais alto em famílias as mais em risco, comparado a famílias as menos em risco. Esta variação ocorre provavelmente devido a um grande número de alelos, cada um mudando o risco um pouco.[7] Vários dos genes foram identificados, tais como o BRCA1 e o BRCA2, mas não todos deles. Entretanto, embora alguns dos riscos sejam genéticos, o risco deste câncer também é incrementado tendo excesso de peso, bebendo muito álcool e não se exercitando.[8] O risco de câncer de mama de uma mulher portanto vem de um grande número de alelos interagindo com seu meio, então é muito difícil predizer qualquer coisa.

GIMNOSPERMAS - 7º ano

As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') são plantas terrestres que preferem locais de clima frio ou temperado. São exemplos os pinheiros, as sequóias e os ciprestes.
As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas e estruturas reprodutivas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes dá o nome de coníferas.
As sementes se originam nos estróbilos femininos, mas as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam em frutos. 

Reprodução das gimnospermas
Nessas plantas os sexos podem ser separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa, e em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.
O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos, onde surge um grande esporo.
Quando um estróbilo masculino se abre e libera grãos de pólen, que se espalham e podem ser levados pelo vento ao estróbilo feminino. Um grão de pólen forma um tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático.
No óvulo, o grande esporo se desenvolve e guarda a oosfera, o gameta feminino. No interior do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o zigoto.
Este, por sua vez, se desenvolve, originando um embrião. À medida que o embrião se forma, o óvulo se transforma em semente, estrutura que contém e protege o embrião
Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta.
A semente pode ser entendida como uma espécie de "fortaleza biológica", que abriga e protege o embrião contra desidratação, calor, frio e ação de certos parasitas. Além disso, as sementes armazenam reservas nutritivas, que alimentam o embrião e garantem o seu desenvolvimento até que as primeiras folhas sejam formadas. A partir daí, a nova planta fabrica seu próprio alimento pela fotossíntese.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS – 8º ano

Os alimentos precisam ser bem conservados para que não percam o valor nutritivo e para que não apodreçam. Algumas maneiras de conservar alimentos são: resfriamento, congelamento, fervura, pasteurização, defumação e salga, dentre outros. Veja:
RESFRIAMENTO: Quando guardados na geladeira os alimentos ficam em temperatura mais baixa, o que ajuda a conserva-los, pois dificulta o desenvolvimento de micróbios que apodrecem a comida.

CONGELAMENTO: Quando guardados em congelador ou freezer, os alimentos ficam em temperaturas muito baixas, fazendo com que fiquem conservados por mais tempo que na geladeira.

FERVURA: A fervura é outra maneira de conservar os alimentos, pois mata os microorganismos. Alimentos cozidos são mais conservados que os crus.

PASTEURIZAÇÃO: É um processo industrial que consiste em esquentar o alimento (65°C a 85°C) e a seguir resfriar rapidamente, matando os micróbios.





DEFUMAÇÃO: É o processo de secar o alimento utilizando fumaça em um tipo de fogão chamado defumador. É muito utilizada para peixes, carnes e linguiças.

SALGA: O processo de salgar o alimento é muito antigo e impede a proliferação de microorganismos, podendo ser usado na indústria ou em casa. Carne de sol, charque e bacalhau são exemplos.


VÍDEO
Conservação de Alimentos


EXERCÍCIO SOBRE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS – 8º ano

1.       Por que os alimentos precisam ser conservados?
2.       Cite algumas maneiras utilizadas na conservação de alimentos.
3.       Por que o resfriamento conserva os alimentos?
4.       Explique porque o congelamento conserva os alimentos por mais tempo que o resfriamento?
5.       O que é pasteurização?
6.       Em que alimentos o processo de defumação é mais utilizado?
7.       Por que o sal conserva os alimentos?
8. Descreva as principais maneiras utilizadas para conservar cada tipo de alimento em sua casa.

OS ALIMENTOS – 8º ano

Os alimentos contém substâncias necessárias para a manutenção da vida como água, sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas.


Água
A água compõe cerca de 65% do corpo de um adulto, está nas células (tecidos, órgãos) e no meio intercelular (plasma). Eliminamos grande quantidade de água diariamente através da urina (1000 a 1500g), das fezes (100g), do suor (500g) e da expiração (400g). 


Compensamos essa perda ingerindo água diretamente ou nos alimentos:
ALIMENTO
ÁGUA (%)
Alface
95
Cenoura
90
Carne
60
Queijo
40
Biscoitos
5


Sais minerais
                Os sais minerais também são de grande importância para o funcionamento do corpo humano. Veja alguns deles:
Cloreto de sódio: tempera alimentos e regula quantidade de água no corpo (pressão). Está presente no sal de cozinha.
Sais de cálcio e de fósforo: formação de dentes e ossos, atividade muscular. Encontrados no leite, queijo, ovos, mariscos.
Sais de ferro: na hemoglobina (pigmento respiratório das hemácias). Estão no feijão, carne, ovos, miúdos, verduras de folhas verdes.
Sais de iodo: atua no funcionamento da glândula tireóide (controle do metabolismo). Presentes no peixe e frutos do mar. É acrescentado ao sal de cozinha.
Sais de flúor: participam da formação dos dentes e inibem bactérias da cárie. Adicionado á água encanada e ao creme dental.

Proteínas
As proteínas são grandes moléculas formadas por moléculas menores, os aminoácidos. Estão presentes na carne, leite, ovos, queijo, feijão, soja, etc.
Funções das proteínas:
       Função plástica ou construtora: estrutura dos tecidos (cartilagens, ossos);
       Função reguladora: enzimas que regulam reações químicas no organismo.

Carboidratos
Os carboidratos possuem função energética no organismo, atuando como combustíveis para as células. Quando são doces são chamados açúcares. Estão presentes em mel, açúcar, leite, batata, mandioca, pão, bolo, macarrão, etc.



As moléculas de carboidratos podem ser pequenas e facilmente absorvidas como a glicose e a frutose ou grandes, formadas por várias outros carboidratos, como o amido, que é a substância de reserva das plantas.
O açúcar da cana, por exemplo, é constituído de glicose e frutose e o açúcar do leite é formado de glicose e galactose.

Lipídios
Os lipídios possuem função energética, assim como os carboidratos, e estrutural, participando da constituição das membranas celulares. Os principais representantes são os óleos e as gorduras.
Exemplos de alimentos ricos em lipídios são o leite integral, ovos, carnes gordurosas, castanhas, coco e azeite.



Vitaminas
As vitaminas possuem função reguladora, ativando certas enzimas, sendo importantes para o funcionamento do organismo.
Existem vários tipos de vitaminas, sendo as principais: A, D, E, K, complexo B e C. Veja: 


CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO - 8º ano

Uma dieta saudável deve conter alimentos variados, com as quantidades necessárias de água, sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas.
Além de saber escolher os alimentos, devemos ter higiene e um ambiente tranquilo para as refeições. Também é importante uma variedade de alimentos, preferir produtos naturais, evitando os industrializados, verificar os prazos de validade e que as latas não podem estar enferrujadas, amassadas nem estufadas.
As carnes devem ter aspecto saudável, ser vermelhas, e firmes; Peixes devem ter brânquias vermelhas, olhos brilhantes e escamas firmes; e Frutas e verduras devem ser bem lavadas.
Também é importante:
ü  Comer devagar e em ambiente tranquilo;
ü  Lavar bem as mãos antes das refeições;
ü  Lavar bem os pratos e talheres;
ü  Ferver bem o leite natural ou preferir o pasteurizado;
ü  Não comer carne malcozida;
ü  Evitar excesso de temperos, sal, vinagre;
ü  Comer em horários regulares;
ü  Não sobrecarregar o estomago com excesso de alimentos;
ü  Escovar bem os dentes após cada refeição.

domingo, 1 de julho de 2012

ANGIOSPERMAS - 7º ano

A palavra angiosperma vem do grego (angeion=bolsa + sperma=semente) e significa “sementes na bolsa”, pois as sementes ficam dentro do fruto. 
Maracujá

Goiaba

Laranja

Melancia

As angiospermas são o grupo de plantas com maior número de espécies, e possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.  Alguns exemplos de angiospermas são arroz, milho, cana, feijão, eucalipto, goiabeira, jabuticabeira.
As flores
A maioria das flores são coloridas, perfumadas e produzem um líquido doce, o néctar, que serve de alimento para muitos animais que são atraídos e contribuem com a polinização. É das flores que estas plantas formam sementes e frutos.
Flor do maracujá

Os frutos
            Os frutos servem para guardar, proteger as sementes. Eles também auxiliam na dispersão de sementes na natureza para novos territórios, pois muitos são coloridos e saborosos, atraindo os animais que deles se alimentam. As sementes podem atravessar o tubo digestivo intactas, ser eliminadas com as fezes e germinar longe da planta mãe. Alguns frutos podem ainda ser levados pelo vento, pela água, ou mesmo grudados em animais.
Pássaros se alimentam de frutos e espalham as sementes

Animais podem levar sementes grudadas ao corpo


Os dois grandes grupos de angiospermas
As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Veja algumas diferenças entre elas:

MONOCOTILEDÔNEA
DICOTILEDÔNEA
RAIZES
Fasciculadas ou cabeleira: todas parecidas e com mesma origem.
Pivotantes ou axiais: com uma raiz principal de onde partem as outras.
FOLHAS
Paralelinérveas: nervuras paralelas.
Reticuladas: com uma nervura principal e ramificações.
SEMENTES
Com um único cotilédone
Com dois cotilédones


Raízes de monocotiledônea e dicotiledônea



Folhas de monocotiledônea e dicotiledônea

Sementes de dicotiledônea e monocotiledônea


        As angiospermas são muito importantes para os seres humanos. As duas principais famílias são:
Gramíneas (monocotiledôneas) - Exemplos: trigo, arroz, milho, cana-de-açúcar, centeio, sorgo, cevada, aveia, bambu.
Leguminosas (dicotiledôneas) – Exemplos: feijão, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, amendoim, alfafa, pau-brasil, algaroba.




ANGIOSPERMAS

A palavra angiosperma vem do grego (angeion=bolsa + sperma=semente) e significa “sementes na bolsa”, pois as sementes ficam dentro do fruto. As angiospermas são o grupo de plantas com maior número de espécies, e possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.  Alguns exemplos de angiospermas são arroz, milho, cana, feijão, eucalipto, goiabeira, jabuticabeira.

As flores
A maioria das flores são coloridas, perfumadas e produzem um líquido doce, o néctar, que serve de alimento para muitos animais que são atraídos e contribuem com a polinização. É das flores que estas plantas formam sementes e frutos.
Os frutos
            Os frutos servem para guardar, proteger as sementes. Eles também auxiliam na dispersão de sementes na natureza para novos territórios, pois muitos são coloridos e saborosos, atraindo os animais que deles se alimentam. As sementes podem atravessar o tubo digestivo intactas, ser eliminadas com as fezes e germinar longe da planta mãe. Alguns frutos podem ser levados pelo vento, pela água, ou mesmo grudados em animais.

Os dois grandes grupos de angiospermas
As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Veja algumas diferenças entre elas: