Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS – 8º ano

Os alimentos precisam ser bem conservados para que não percam o valor nutritivo e para que não apodreçam. Algumas maneiras de conservar alimentos são: resfriamento, congelamento, fervura, pasteurização, defumação e salga, dentre outros. Veja:
RESFRIAMENTO: Quando guardados na geladeira os alimentos ficam em temperatura mais baixa, o que ajuda a conserva-los, pois dificulta o desenvolvimento de micróbios que apodrecem a comida.

CONGELAMENTO: Quando guardados em congelador ou freezer, os alimentos ficam em temperaturas muito baixas, fazendo com que fiquem conservados por mais tempo que na geladeira.

FERVURA: A fervura é outra maneira de conservar os alimentos, pois mata os microorganismos. Alimentos cozidos são mais conservados que os crus.

PASTEURIZAÇÃO: É um processo industrial que consiste em esquentar o alimento (65°C a 85°C) e a seguir resfriar rapidamente, matando os micróbios.





DEFUMAÇÃO: É o processo de secar o alimento utilizando fumaça em um tipo de fogão chamado defumador. É muito utilizada para peixes, carnes e linguiças.

SALGA: O processo de salgar o alimento é muito antigo e impede a proliferação de microorganismos, podendo ser usado na indústria ou em casa. Carne de sol, charque e bacalhau são exemplos.


VÍDEO
Conservação de Alimentos


Um comentário:

  1. Eu Amo Tudo Isso!!!!
    É Dar Um Mergulho
    No Passado
    Sabor da Terra
    Agradeço a Mãe
    Natureza.

    ResponderExcluir