Total de visualizações de página

domingo, 1 de julho de 2012

ANGIOSPERMAS

A palavra angiosperma vem do grego (angeion=bolsa + sperma=semente) e significa “sementes na bolsa”, pois as sementes ficam dentro do fruto. As angiospermas são o grupo de plantas com maior número de espécies, e possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.  Alguns exemplos de angiospermas são arroz, milho, cana, feijão, eucalipto, goiabeira, jabuticabeira.

As flores
A maioria das flores são coloridas, perfumadas e produzem um líquido doce, o néctar, que serve de alimento para muitos animais que são atraídos e contribuem com a polinização. É das flores que estas plantas formam sementes e frutos.
Os frutos
            Os frutos servem para guardar, proteger as sementes. Eles também auxiliam na dispersão de sementes na natureza para novos territórios, pois muitos são coloridos e saborosos, atraindo os animais que deles se alimentam. As sementes podem atravessar o tubo digestivo intactas, ser eliminadas com as fezes e germinar longe da planta mãe. Alguns frutos podem ser levados pelo vento, pela água, ou mesmo grudados em animais.

Os dois grandes grupos de angiospermas
As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Veja algumas diferenças entre elas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário